quinta-feira, abril 26, 2007

Gratificante



Acabo de descobrir que tenho pelo menos 3 alunos que sabem o que é um livro.
Já viram um, na televisão.

segunda-feira, abril 23, 2007

Pois



Morreu o primeiro presidente russo da era da democracia”, dizem eles nos telejornais.

Continuamos, então, à espera do primeiro presidente democrata.

segunda-feira, abril 16, 2007

Uma pândega



Estava para aqui a cozinhar uma bolonhesa para apresentar amanhã de manhã fresquinha aos meus clientes lá do tasco, enquanto tinha em surdina um tal de prós e contras ali ao canto.

Mesmo sem estar a prestar muita atenção, consegui aperceber-me de que a sô dona fátima demorou tanto tempo a dar a palavra ao vice-reitor da Universidade Independente, que quando chegou a sua vez de falar este já tinha sido exonerado.

Entretanto, na segunda parte do debate lá falou, porque foi nomeado reitor durante o intervalo.

Na terceira parte foi chamado a pronunciar-se enquanto presidente da associação de estudantes, por se ter, durante o segundo intervalo, descoberto que afinal ainda lhe faltavam 2 cadeiras e um seminário para acabar a licenciatura. Como foi uma daqueles intervalos grandes (foram bem à vontade uns 4 minutos) deu tempo para que ele entretanto se tenha candidatado com sucesso à presidência da associação de estudantes.

Mesmo antes do final do debate o homem ainda teve tempo de apresentar o seu certificado de Doutoramento, levado a cabo com inegável sucesso durante os últimos 15 minutos do programa.

Bergonha no ninho da águia

Afinal o famoso inginheiro do penta não é liçenssiadu*



*Nem o facto de ter feito um bacharelato de 4 anos, com um número de cadeiras e uma carga horária superior ao que se vende agora com as famosas licenciaturas burlonhesas de 3 anos, impediu já uma reunião de emergência dos órgãos directivos da lampionage com vista à dispensa do burlão.

domingo, abril 15, 2007

Epistola de S. Blair aos endireitas acerca da democracia descartável




“Naqueles tempos, andava o pessoal* calmamente a jogar à bola quando aparece um gentio equipado com patins e stick a pedir para entrar no jogo. Enviado pelo Espírito Santo para a evangelização dos gentios, S. Paulo explicou-lhe as regras e convidou-o para participar na futebolada. O dito gentio, recusando-se a abandonar o seu equipamento, apedreja Paulo até o deixar como morto … ao fim se decidiu que os gentios estavam isentos da lei de Moisés”

* Entre outros se encontravam Soprater de Beréia, Aristarco e Segundo de Tessalônica, Gayo de Derbe, Timóteo, Tíquico e Trófimo de Ásia, Filipo, Trôade, Assos, Mitiline, Jíos, Samos, Mileto, Cos, Rodas, Pátara, Tiro, Ptolemaida, Cesaréia e Jerusalém e finalmente Lucas, o historiador dos Atos, que nos dá todos os detalhes da paródia. Poderíamos citar ainda três factos notáveis: em Trôade, Pablo (que era assim que Paulo era conhecido entre os seus) ressuscitou o jovem Êutico (pintarola!), em Mileto pronunciou um discurso emotivo que arrancou as lágrimas aos anciãos de Éfeso (não é fácil), em Cesaréia o Espírito Santo antecipa pela boca de Agabo que seria preso, facto que não o fez desistir de ir a Jerusalém (mai nada!).

Exemplar consciência cívica …

… a do povo de uma das mais recentes democracias do mundo, a fazer-nos corar de vergonha pelos habituais altos índices de abstenção registados em actos eleitorais no nosso país: em Timor-leste compareceu às urnas o quíntuplo dos eleitores inscritos.

sexta-feira, abril 13, 2007

Entretanto…

… este palerma, que para ir tratar da vidinha nem hesitou em deixar à frente dos nossos destinos o inútil do santana lopes, veio cá falar de ética de responsabilidade.




Nós todos, obviamente, agradecemos e humildemente lhe solicitamos que mova as suas influências nas europas para conseguir mais algumas palestras tão interessantes como a sua. Sugerimos, por exemplo, que nos mande o le pen para falar de democracia, ou o berlusconi para falar de combate à corrupção.


Ainda a propósito de testículos



* isto de diplomas é, definitivamente, com os gajos.

terça-feira, abril 10, 2007

Rico domingo de Páscoa




Sem internet, sem jornais, sem tv. Prestes a concluir o meu Pos-Doc pela Universidade Independente, regresso um dia destes.





* amuado porque o guito foi todo prós émaitis e pouco ou nada ficou prá fct, que o distribuiu pelo lóbi costumeiro, ficando os projectos gudes, béri gudes e eicelentes a chupar no dedo. O mariano num sabe nadà.