domingo, abril 15, 2007

Epistola de S. Blair aos endireitas acerca da democracia descartável




“Naqueles tempos, andava o pessoal* calmamente a jogar à bola quando aparece um gentio equipado com patins e stick a pedir para entrar no jogo. Enviado pelo Espírito Santo para a evangelização dos gentios, S. Paulo explicou-lhe as regras e convidou-o para participar na futebolada. O dito gentio, recusando-se a abandonar o seu equipamento, apedreja Paulo até o deixar como morto … ao fim se decidiu que os gentios estavam isentos da lei de Moisés”

* Entre outros se encontravam Soprater de Beréia, Aristarco e Segundo de Tessalônica, Gayo de Derbe, Timóteo, Tíquico e Trófimo de Ásia, Filipo, Trôade, Assos, Mitiline, Jíos, Samos, Mileto, Cos, Rodas, Pátara, Tiro, Ptolemaida, Cesaréia e Jerusalém e finalmente Lucas, o historiador dos Atos, que nos dá todos os detalhes da paródia. Poderíamos citar ainda três factos notáveis: em Trôade, Pablo (que era assim que Paulo era conhecido entre os seus) ressuscitou o jovem Êutico (pintarola!), em Mileto pronunciou um discurso emotivo que arrancou as lágrimas aos anciãos de Éfeso (não é fácil), em Cesaréia o Espírito Santo antecipa pela boca de Agabo que seria preso, facto que não o fez desistir de ir a Jerusalém (mai nada!).

14 comentários:

SÓNIA P. R. disse...

Resposta a uma resposta do meu post.
Vai e não vai. Para começar este post é meu SÓNIA, embora aberto felizmente a debate entre quem vier por bem.
Ao contrário do que pensas não é só o Bernardo que não percebe o teu "humor" barroco. Facto é que o que interessa é discutir se se deve ou não aceitar democraticamente o cartaz do PNR e eu também acho que sim.
Também sei que a esquerda é intolerante e sem argumentos prefere insultar.
Como sei que o ministro de Sócrates que quer calar o "jornalismo de sarjeta" e tutela a comunicação tem um passado trotskista, andou no MES e votou Otelo. Um caso que ilustra na perfeição o que se dicute.
O resto lamento mas estás a mentir. Foi-te enviado um convite ( e ao Bart Simpson ) pelo PR no início deste blogue para aqui colaborares se te apetecesse. Eu estava com o PR-Sérgio e com o Bernardo quando ele te mandou um mail com o numero de telefone para nos encontrarmos todos no Porto para tomar café. Se calhar não o recebeste.
Temos usado o teu mail do profile.
Bom dia.

PintoRibeiro disse...

Já percebo porke raio não gostas do Radtzinger. Trabalham na mesma área epistolar...lololol...
Por mim, tudo na boa, mas acho ke a eskerda não é credora de nada. Está cheia de sangue. ( mesmo que a Direita tbém o esteja, certamente ). E mandei-te MESMO os 2 mails.
Abraço K'mrd.

Eric Blair disse...

Ponto por ponto:
1. o post é teu e o bitaite é meu (para o teu post, obviamente), mas quem me respondeu foi o PR, e a partir daí respondi-lhe, claramente a ele. O 2º bitaite é bem claro.
2. disse e repito, e não volto a falar no assunto: nunca aqui nem em tasca nenhuma reclamei para mim próprio qualquer qualidade, humor incluído. Se vocês se entretem a dizer que tenho humor e que depois já não tenho, e depois volto a ter e depois já não, que é que querem que vos faça?
3. discuto o que me apetece e não o que os outros querem. De qualquer das formas, considere que o meu bitaite é um ponto de discussão (caso contrário não teríamos chegado a ti).
4. Faz uma busca exaustiva e procura um insulto meu em algum blog teu ou de algum dos teus camaradas (eu sei que não é fácil, porque os vossos blogs nascem como cogumelos, mas eu não me importo de esperar. Quando encontrares avisa)
5. Registo que consideras a direita como sendo tolerante. (prefiro nem comentar).
6. Não admito que alguém que nem me conhece (nem a quem me conhece) me chame mentiroso. Não recebi nenhum convite. Da mesma forma que acredito que o PR mo enviou espero que ele acredite que eu nunca o recebi (que tu acredites ou não, tanto me faz. Alguém que entra pela minha casa dentro a chamar-me mentiroso não me merece respeito). Há já muito tempo (já podemos fazer a contabilização em anos) que gostaria de ter conhecido o PR e fico com pena de só agora saber que ele esteve no Porto e que não me encontrei com ele.

Eric Blair disse...

Bom dia Sergey. A resposta anterior, no fundo é para ti.
Abraço.

Eric Blair disse...

ps(r) e por mim chega da telenovela (há muito que cá em casa a tvi foi dessintonizada)

Morpheus / Aroso. disse...

Anotei e irei dar o recado.
Penso que vai por aqui muita confusão.
Só um pequeno reparo. Saberá que os blogues do PR têm-se mudado consecutivamente por serem alvo de ataques na blogosfera. No último, caso, como lhe relataram, até as assinaturas dos membros do blogue usaram num blogue conotado com o PCP.
A discussão, a ter havido, terá sido com o Bernardo. E estará, espero, encerrada.
Excepcionalmente, apenas por ser Você, vim fazer um comentário. Não gosto de aqui andar. Aqui, na blogosfera. Não no seu blogue, naturalmente.
Atesto que os mails foram mandados. Para o mail registado em cima. Peço-lhe, caso o queira fazer, confirme o endereço porque o PR está no Porto e sei que o quis também conhecer.
Uma boa tarde.

Anónimo disse...

A frase continua a ser válida se a ordem for invertida...

Bernardo Kolbl disse...

São precisos lenços de papel?
Um abraço.

Eric Blair disse...

Talvez o meu servidor tenha um detector de endireitas e vos apage como span :)
O endereço está confirmado (acabo de vir de lá, e a última mensagem que tenho do Sergey é efectivamene de Março, mas de 2006!).
Deixem-me vocês um endereço que eu escrevo. Isto se o vosso servidor não tiver um detector de ex-proto-comunas, ou seja lá qual for o rótulo que vocês me aplicam :)

ps(r) lenços não, pá, são demasiadamente alvos.

Klatuu o embuçado disse...

Estás à espera que percebam? Espero que não acredites em milagres.

Klatuu o embuçado disse...

P. S. Já alguma vez tentaste discutir política com um cachorro? É divertido.

Eric Blair disse...

Sabes o que se costuma dizer acerca da esperança ... enfim ...

PintoRibeiro disse...

( Klautu: sem nick, eu, mando-te respeitosamente pró karalho! ).

Mónica disse...

ui picante