terça-feira, dezembro 06, 2005

Matemática Jornalística

As mais recentes sondagens referentes às presidenciais dão cerca de 55% das intenções de voto para o candidato bolo-rei e cerca de 15% para Manuel Alegre.

Ontem, uma “sondagem relâmpago” realizada telefonicamente pela Eurosondagem, após o debate entre o candidato bolo-rei e Manuel Alegre, “concluiu que para 27,3% dos inquiridos, Cavaco Silva ganhou o debate presidencial, contra os 15,7% que acham que Manuel Alegre levou a melhor sobre o ex-primeiro-ministro social-democrata

Eu, que não devo ser deste mundo, penso que a probabilidade de um apoiante do candidato bolo-rei atender o telefone durante a sondagem era, à partida de 55%, enquanto que a probabilidade de ser um apoiante de Manuel Alegre a atendê-lo seria de 15%. Todavia, quer o Expresso on-line, quer a TSF, concluem que o candidato bolo-rei ganhou o debate.

Ainda bem que assim é!

8 comentários:

sonia r. disse...

Boa tarde Blair.

Pinto Ribeiro disse...

Infelizmente eu tbém acho ku Alegre fez uma triste figura. Independentedemente da justeza do teu raciocínio. Que desilusão, aquilo. 1 abraço Kamarada.

Eric Blair disse...

Pá, eu acerca do debate nada sei. Estive a trabalhar enquanto eles trocavam cromos. Apenas me pronunciei, mais uma vez, acerca dos opinadores profissionais.

Dinada disse...

Ó Blair, já eu adormeci...quando acordei era de manhã com uma dor nas costas que nem te digo.

Mas, se disseram que o Cavaco ganhou aquilo, quem sou eu para contrariar!

(mais a mais, não paguei a conta do telefone)

seu_misha disse...

Se estás farto de bolo-rei aqui vai uma sugestão para um pequeno almoço de sonho:
Tiras as frutas grandes que enfeitam a parte de cima do bolo e cortas fatias fininhas, colocas na torradeira até tostar, barras abundantemente com manteiga e acompanhas com sumo de laranja ...ooopppps.... OK ... no teu caso põe açucar no sumo de laranja e umas gotas de groselha.

Eric Blair disse...

Sejam bem aparecidos.

ps. com açucar é ainda pior, Seu Misha, porque camufla a verdadeira essência :)

maresia disse...

independentemente de quem ganhasse o debate, ganhava sempre a arrogância. só que a arrogância a uns fica melhor do que a outros.

Eric Blair disse...

A arrogância fica mal a toda a gente. A alguns fica ainda pior do que a outros.